A cidade de Fortaleza receberá, a partir desta sexta-feira, mais de 400 atletas com deficiência para a etapa brasileira regional norte/nordeste de atletismo, halterofilismo e natação. Eles competirão sábado e domingo, na Unifor e no Náutico. Competição serve como preparação para as Paraolimpíadas de Londres 2012 e Parapanamericano Guadalajara 2011.
Ao todo 12 estados estarão representados. Pernambuco tem a maior delegação, com 142 atletas. Os cearenses, donos da casa, vêm em segundo, com 85 competidores. Os estados com menor representatividade são Piauí e Sergipe, com um e dois atletas, respectivamente.
As provas abrem o calendário do circuito em 2011. Este ano, a competição cresceu. Serão quatro etapas regionais (uma a mais que no ano passado) e três nacionais. São Paulo deixa de fazer parte da centro/sul e ganha uma regional exclusiva, por ser o estado com maior número de atletas do País.
O modelo de classificação, implementado em 2010, foi mantido. Os atletas que têm, em média, 70% do recorde mundial de sua prova, estão automaticamente classificados para as três etapas nacionais. Com esse formato, as fases regionais são momentos de observação e detecção de talentos, enquanto as nacionais passam a ser dedicadas à elite das modalidades.
"A etapa de Fortaleza representa o início do circuito 2011, uma competição que cresceu mais uma etapa devido ao enorme sucesso de participação dos clubes brasileiros. O circuito acontece logo após excelentes participações do Brasil nos mundiais das modalidades, ano passado, e em um ano muito importante, já que teremos o Parapanamericano de Guadalajara, no México, em novembro. Além disso, este ano é fundamental para a preparação brasileira para as Paraolimpíadas de Londres 2012", destacou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário