Seleção já se prepara: na teoria, final valendo vaga olímpica deve ser contra os "vizinhos"
A fórmula para enfrentar a Argentina é uma só: “não entrar na pilha deles”, esquecer que são tradicionais rivais e manter foco no jogo. É essa a leitura antecipada de uma provável final do handebol nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, feita por André Martins Soares, o Alemão, 27 anos, 1,90 m e 92 kg, ponta esquerda da seleção brasileira. Mais que para vários outros esportes, o Pan é fundamental no caso do handebol, porque vale vaga na Olimpíada seguinte – no
Alemão, que defende Taubaté, é ponta-esquerda caso, Londres-2012.
da seleção que já iniciou preparação para os
Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro
- Se a gente entra como torcedor, não dá certo. É o que eles querem.
Tradicionalmente a medalha de ouro da competição masculina do handebol em Jogos Pan-Americanos tinha Cuba na briga. Foi assim em Winnipeg-1999, quando o ouro (e a vaga olímpica) acabou na mão dos cubanos, depois da final decidida nos pênaltis com o Brasil.
A exemplo do vôlei, o handebol cubano também sofreu com deserções e “caiu muito” como lembra Alemão.
- Agora está razoável, porque os cubanos são fortes por natureza.
Depois, foi a vez da Argentina crescer, como 90% de seus jogadores defendendo clubes na Europa. Ainda assim, a seleção vizinha perdeu do Brasil na final do Pan de São Domingos-2003 e do Rio de Janeiro-2007.
Para Guadalajara-2011, dificilmente haveria uma seleção “surpresa” na briga pelo outro, entre Brasil e Argentina.
Na teoria, torneio de um jogo só
Pelo menos na teoria, para a seleção brasileira masculina de handebol o Pan é um torneio de um jogo só.
Alemão diz que os rivais estão mais fortes que nos últimos anos.
- Sempre é difícil jogar com a Argentina. Mas não perco a fé. Vamos nos classificar para a Olimpíada.
Para isso, como observa o técnico Javier Cuesta, espanhol à frente da seleção brasileira desde 2009, a preparação já começou. Com a maioria dos jogadores defendendo clubes daqui, o Brasil terá mais tempo de preparação conjunta, com mais treinos. A Argentina, por seus jogadores precisarem completar com seus clubes a temporada européia, terá menos tempo; mas o time se compensa com o ganho dos atletas em mais experiência de alta competição.
"Importância máxima"
Alemão é de São Paulo e iniciou com o handebol no colégio – o Pio 12. Jogou pela Metodista/São Bernardo de 1998 a 2006 e pelo Imes/São Caetano de 2006 a 2009. Como a prefeitura de São Caetano optou pelo desmanche do time, foi jogar pelo TCC/Unitau/Unimed/Taubaté.
Está na seleção brasileira principal efetivamente pela primeira vez, depois de treinar entre 10 e 20 de dezembro para o Mundial da Suécia (em janeiro) e não ficar no grupo.
- Como juvenil e depois como júnior, estive na seleção. Cheguei à adulta em 2005, mas tive muitas lesões e não fui mais convocado.
Para o ponta esquerda, o handebol tem “importância máxima” na vida. Formado em Educação Física, é como jogador profissional que vive e paga as despesas do filho Gustavo, de 9 anos.
- Sou um apaixonado. Senão, não estaria aqui. Mesmo porque em anos anteriores a gente não recebia nada para defender a seleção. E ia jogar com sorriso no rosto.
Denise Mirás, do R7
A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.
Leia mais sobre esportes olímpicos
fonte: http://rederecord.r7.com/pan-guadalajara-2011
Bem vindos!
E ae galera, esse blog tem como objetivo informar os leitores sobre o conteúdo diverso que tem a Educação Física, aproveitando para ser utilizado como ferramenta útil para os alunos da graduação e informativo para os demais leitores. Vamos mostrar à todos que educação física não é somente "rolar a bola" para os nossos alunos, e melhorar os clichês como; "Educação Física é saúde" Está certo, é, mais porque? Qual saúde? Só a saúde do corpo?
O Blog está aberto para quem quiser ser autor (pode ter até 100) e compartilhar sua experiência com esse curso fascinante, assim trocando experiência e contribuindo para formação e informação de todos!
O Blog está aberto para quem quiser ser autor (pode ter até 100) e compartilhar sua experiência com esse curso fascinante, assim trocando experiência e contribuindo para formação e informação de todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário