Bem vindos!

E ae galera, esse blog tem como objetivo informar os leitores sobre o conteúdo diverso que tem a Educação Física, aproveitando para ser utilizado como ferramenta útil para os alunos da graduação e informativo para os demais leitores. Vamos mostrar à todos que educação física não é somente "rolar a bola" para os nossos alunos, e melhorar os clichês como; "Educação Física é saúde" Está certo, é, mais porque? Qual saúde? Só a saúde do corpo?
O Blog está aberto para quem quiser ser autor (pode ter até 100) e compartilhar sua experiência com esse curso fascinante, assim trocando experiência e contribuindo para formação e informação de todos!

domingo, 20 de março de 2011

CBDS (Confederação Brasileira de Desportos dos surdos) : uma história de sucesso

 A CBDS foi fundada em 1984, mas sua história começa bem antes, na década de 50, com o intenso movimento de criação de associações de surdos. No início, as associações funcionavam como espaços de recreação e lazer, mas com o passar do tempo passaram a ser importantes pontos de articulação política e de prática desportiva. Entretanto, nessa época ainda não havia uma organização centralizada e as competições eram muito voltadas para o futebol. Em paralelo, o país vivia também um momento político bastante favorável para o setor dos esportes. O Presidente Getúlio Vargas havia acabado de criar o CND (Conselho Nacional de Desportos) como incentivo ao esporte no país.

A prática desportiva nas associações se tornou consolidada com o passar dos anos e fez com que surgisse a necessidade de se organizar uma entidade apenas de esportes dos surdos. Em 20 de janeiro de 1959 foi fundada então a FCSM (Federação Carioca de Surdos Mudos), no Rio de Janeiro. Liderada por Sentil Delatorre, a entidade foi reconhecida pelo CND e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Posteriormente se filiou ao CISS (Comitê Internacional de Esportes dos Surdos), entidade mundial na qual a CBDS é filiada até hoje.

Entretanto, a FCSM ainda atuava de maneira regionalizada. As associações se espalharam por todo o país e a prática desportiva também, mas ainda não havia uma entidade que centralizasse os campeonatos. Mais uma vez, Sentil Delatorre, importante desportista surdo e ex-presidente de várias instituições, tomou a iniciativa de convocar uma assembléia geral. Participaram surdos de todo o país que se entusiasmaram com as idéias de Sentil. No dia 17 de novembro de 1984, no auditório do INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos), nasce a CBDS.

Mário Júlio de Mattos Pimentel foi eleito o primeiro presidente da CBDS e presidiu por vários mandatos com grande dedicação e brilhantismo. Depois dele presidiram a entidade Narciso Emannuel de Paiva, Sentil Delatorre e José Tadeu Raynal Rocha. Desde a fundação até os dias de hoje a entidade passa por grande dinamismo esportivo. Houve um intenso crescimento no número de associações por todo o país e, conseqüentemente, no número de competições locais, regionais e nacionais. Além de apoiar essas competições, a CBDS esteve presente em vários campeonatos internacionais.

Uma janela para o esporte internacional

Além dos vários campeonatos regionais que acontecem todos os anos, a CBDS fez história nos campeonatos internacionais. Atualmente o esporte surdo brasileiro é bi-campeão sul-americano de futebol de campo masculino (1989 e 1995), tri-campeão sul-americano de voleibol feminino (1987, 1991 e 1995), bi-campeão sul-americano de tênis de mesa (1988 e 1992) e campeão sul-americano de atletismo (1992). Boa parte dessas vitórias foi conquistada nos mandatos de Mario Júlio Pimentel, um dos grandes responsáveis pela consolidação da entidade no meio desportivo surdo. Foi nessa época também que a CBDS adquiriu a sua sede própria, em São Paulo.

I Olimpíada de Surdos do Brasil

Um importante marco da CBDS foi a realização da I Olimpíada de Surdos do Brasil, em maio de 2002, no mandato de José Tadeu Rocha. A cidade de Passo Fundo, em Porto Alegre, foi a anfitriã da competição, que contou com a participação de 29 delegações, vindos de nove estados brasileiros. Ao todo foram cerca de 1500 atletas.

Momento importante para o esporte dos surdos, a olimpíada também emocionou muitos atletas presentes. Desfile das delegações, hasteamento das bandeiras e Hino Nacional em Língua de Sinais marcaram a abertura dos jogos. As competições contaram com esportes individuais nas modalidades de atletismo, ciclismo, natação, tênis de mesa e quadra, xadrez e halterofilismo. Nos esportes coletivos a olimpíada contou com competições de basquete, futebol de salão, handebol, vôlei de quadra e praia, todas elas disputadas tanto pela categoria feminina quanto masculina.


Confiram também os links sobre organização, ranking,calendário, eventos, atletas, esportes, projetos sociais, e etc. http://www.cbds.org.br/index.php




 Fonte:http://www.cbds.org.br/historia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário